quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Um Olhar Diferente

Quando entro no MSN e minha amiga Karla fica on-line, aparece sempre a mensagem que ela colocou em seu perfil:
"Quando mudamos o olhar, o mundo inteiro se transforma" Essa frase as vezes me faz viajar...

Mas... O que é isso ? O que o Lama quis dizer? Nessa prática de ver o mundo com uma visão diferente, o que mudou na sua vida ?

Não deve ser fácil aprender, mas parece ser necessário (e urgente ) aprender a ter uma outra visão diante das coisas, da vida e dos seres humanos.

Até porque, percebo que aqueles que estão mais próximos de nós são os que pouco vemos. Olhamos sem enxergar, sem observar, vai no automático: "Bom dia!", "Tudo bem?","Como vai?"...

Dificilmente olhamos nos olhos para perceber alguma coisa... Pois é por aí que encontramos a ponte para o coração.

É por onde percebemos com a visão do amor o que esta acontecendo dentro de nós.
Mas a rotina implacável do dia-a-dia, não nos deixa ver, perceber e nem sentir. E o que é pior, deixamos de viver os momentos mais lindos e mágicos que a vida nos presenteia. Por exemplo, você arruma seu filho para ir para a escola. E além de arrumá-lo, ainda consegue tempo para um questionário imenso: "Já fez a lição?", "Escovou os dentes?", "Não vá se sujar!", "Me espere no carro!", Não é isso?

Você, simplesmente entrega-o no colégio como se entregasse uma pizza. No caminho para o colégio, nem sequer pergunta: "Está feliz, meu filho?", "Quero que vc tenha um dia bem alegre com teus amigos ai na escola", "Como vai aquele seu amigo?
Gostei muito dele!", "Diz que mandei um abraço pra ele", "Papai (ou mamãe) te ama!", "Tchau!! Ficarei com muitas saudades, até mais tarde".

Na volta para casa ou na ida para o trabalho, leve consigo a lembrança mais linda do seu filho... A felicidade simbolizada por um sorriso, a felicidade estampada em seus olhos, e principalmente com a felicidade e a paz que ficou no coração de vocês.

E com os amigos? Com nossos amigos é a mesma coisa... Certa vez, conversando em um bar com minha amiga do peito (no bom sentido):-) Suely e com meu amigo Wellington, a respeito do "destino" ou dos " desencontros ", "decepções", "desentendimentos " ou " frustrações "... Ela, sabiamente, falou: "Agradeça a Deus por tê-lo(a) colocado em sua vida, mesmo que tenha sido por um "tempo". Com certeza, essa pessoa lhe trouxe bons momentos, o que lhe deu ótimas lembranças".

É verdade... Ela tem razão. As vezes, por fatores mencionados acima, esquecemos de olhar com os olhos do coração, o quanto esse amigo(a) te fez feliz.

Quanto tempo de sua vida ele(a) dedicou a sua atenção sem te pedir nada em troca. Queria apenas sua presença, sua amizade e seu carinho. Nossos olhos, acostumados a não ver com o coração, não percebemos que o mais importante, é quando muitas vezes, no silêncio, podemos ver tantas coisas com o olhar diferente... Com o olhar da alma

Um abraço nos deixa mais fortes, mais felizes, pôr que ? Porque desta forma, olhamos com os mesmos olhos que Deus olha para nós.
Olhar do amor, do compreender as necessidades do outro. Desta forma, você terá mais um ingrediente para a sua facilidade!! Para isso, basta aprender a olhar com os olhos do coração... Com os olhos da alma...

Não é por causa de "distâncias" que deixamos de ser amigo. Se fosse assim, os amigos que se mudam para longe passariam a ser estranhos. O que não é verdade...

Por isso, aproveite os momentos entre amigos...
Ria, divirta-se, confraternize, brinde o mais que puder. Pode ser que daqui a algum tempo, vocês percam o contato por diversos motivos, ou até mesmo, por morte. Mas, com certeza, você terá belas recordações e histórias para contar. Aproveite!

Agora eu quero ver você olhando assim.
Vou ficar muito feliz!!


"Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação" - Mário Quintana

" ... A mais bela ponte construída no planeta é a distância entre um olhar e outro ... '' - Mario Prata

"Quem tentar possuir uma flor, verá sua beleza murchando. Mas quem apenas olhar uma flor num campo, permanecerá para sempre com ela. Você nunca será minha e por isso terei você para sempre." - Paulo Coelho

6 comentários:

  1. Ivanzinho, meu lindo! Você hj postou o que eu precisava "ouvir". Recebi hj um e-mail que fala justamente de amizade. Para mim, vc é tudo isso que o e-mail fala! Pode ficar feliz, já estou mudando meu modo de ver o mundo.

    Ah! Preciso conversar com vc urgente! Não suma, please. Adoro você, você é um tremendo amigão !

    Beijos, Beijos e Beijos !!!
    Luciana

    "Amigos são como luvas: protegem você do frio, como se suas mãos fossem as mais preciosas do mundo.

    Alguns amigos são como piadas: fazem-te sorrir tanto, que falta fôlego para respirar,
    mas sempre tem uma ponta de crítica construtiva no final.

    Há outros que são como baú: lembram de todas as aventuras que vocês viveram juntos, guarda saudades, protege segredos. Às vezes, estes estão mais distantes de nós, devido à correria do dia-a-dia e os divergentes caminhos, mas nada como um telefonema no final da tarde ou um encontro inesperado, para que o carinho e as novidades entrem em cena e tratem de unir o que a distância separa.

    Há amigos que são como o comercial de televisão favorito: aparece de vez em quando,
    mas sempre traz alegria e conforto. Algumas vezes, eles somem de vista, mas deixam boas recordações.

    Há amigos que são como guarda-chuva: só entram em ação nos dias tempestuosos. Nós sempre vemos na imagem deles uma esperança de ajuda, uma proteção maternal.

    Existem amigos que são como porta giratória de elevador: sempre te empurrando para frente.

    E dentre uma infinidade considerável de tipos de amigos, não poderia me esquecer de um amigo fundamental ultimamente, ele se chama amigo virtual. É aquele que não está com você o tempo inteiro, mas, através de uma máquina de computador, você pode senti-lo tão perto, que um abraço material torna-se desnecessário."

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo carinho, Luciana. Tb recebi esse e-mail. Achei tão bonito que estava formatando no Word para guardá-lo. Tb não estou sumido, apenas tratando da minha saúde. Mas... como vc mesma disse, posso ser amigo virtual tb. Então, mantenha contato, câmbio! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Engraçado como são as coisas. Ontem eu estava conversando com a minha prima sobre expectativas e frustrações que criamos acerca das pessoas. Escrevi o seguinte: A melhor coisa do mundo seria se nós conseguíssemos viver sem criar expectativa em cima da nossa relação com o outro (incluo todos os tipos de relações).
    Mas isso é praticamente impossível. E quando falamos que não esperamos nada, se formos procurar no fundo, bem lá no fundinho, nós criamos as malditas expectativas.
    Sempre que damos um beijo em alguém esperamos no mínimo um sorriso em retribuição ao gesto carinhoso. Quando damos presentes em datas comemorativas sempre esperamos que o outro se lembre da gente como nós nos lembramos dele e por aí vai...
    O fato de tentar colocar na cabeça que não vai esperar nada dos outros já é um excelente começo para evitar as frustrações...
    Beijocas pra vc...

    ResponderExcluir
  4. Vc consegue transmitiir o seu e o nosso sentimento através das palavras, Ivan!
    Continue a escrever...
    Abs
    Denise Puppin

    Fonoaudióloga, Professora de Oratória, Treiner e Coach de Apresentações, Discursos e Treinamentos

    http://denisepuppin.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ivanzinho,
    Adorei!!!!
    Vc é demais.
    Escreva um livro.
    Bjs
    Cris Zeballos

    ResponderExcluir
  6. Ivanzinho,

    Lembrei do seu blog e resolvi passar aqui. Não se preocupe, sem rir! rs

    Você é mesmo um fofo! Suas palavras demonstram o quanto sua alma é sensível! Você encanta com sua humanidade e transparência!

    Obrigada por compartilhar alguns momentos da sua vida comigo!

    Adoro você!

    Beijos,
    De

    ResponderExcluir